Skip to main content

Dra. Siomara Fernandes: Saúde estética

Especialista em saúde estética, Dra. Siomara Fernandes Foto/Reprodução.

Dra. Siomara Fernandes é Cirurgiã Dentista desde 2011 e fez Pós-graduação em Saúde Estética pelo Nepuga/FAPUGA. Durante a sua pós, se dedicou à pesquisa sobre Rejuvenescimento no século XXI, que é um tema extremamente relevante na área da saúde, bem como sua discussão social.

“Agradeço a Deus, a minha família pelo apoio e compreensão para o meu momento de aperfeiçoamento, e  aos meus colegas da turma 20/POA pelo companheirismo. Aos professores, pela competência, em especial, Prof.ª Caetana Ledur, Prof. Mateus  Struecker da Rosa e Prof.ª Fabiana Aline Moraes. Aos meus pacientes, pelo estímulo ao meu permanente estudo. Ao humilde reconhecimento da minha incompletude”.

Com essa dedicatória a aluna egressa Dra. Siomara Fernandes dos Santos  inicia a apresentação do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A especialista é formada em Odontologia pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE desde 1979, e se pós-graduou no Nepuga/FAPUGA de Porto Alegre- RS.

A Dra. afirma que a sua bagagem no ramo da Odontologia foi a precursora para seu sucesso atual na área de estética, “A harmonização oro facial já está firmada como uma das possibilidades de atuação de  ramos de especialização da Odontologia, em especial da Ortodontia, da Ortopedia e da  Disfunção Temporomandibular (DTM). Estas especializações trazem em si, um significativo  aporte de conhecimento teórico e prático que são o suporte para todos os tratamentos da pele, no âmbito da face e cercanias”.

Em 2018, a Dra. Siomara iniciou a sua pós graduação, e durante o seu tempo no Nepuga/FAPUGA se apaixonou pela área de injetáveis e procedimentos estéticos para suavização de sinais. Por isso, escolheu abordar em seu trabalho de conclusão de curso o título “REJUVENESCIMENTO NO SÉCULO XXI – UMA QUESTÃO DE SAÚDE”, reunindo os conhecimentos que adquiriu ao longo de sua trajetória.

O trabalho apresenta o foco em  procedimentos de intradermoterapia com bioestimuladores, com o objetivo de renovar peles maduras, como condição de elevação da autoestima, contribuindo para a qualidade de vida destes pacientes. Em sua análise, ela apresenta como vantagem “É possível realizar procedimentos, sem a perda de traços originais do paciente e, portanto, sem perda de  identidade facial. O rejuvenescimento, basicamente, enfrenta causas e consequências do  envelhecimento em todos os seus fatores. Nessa perspectiva, o rejuvenescimento é um processo  que, mais do que procedimentos estéticos, inclui cuidados com a restauração da saúde como um  todo e, em consequência, da pele”.

A aluna disserta sobre os objetivos do seu trabalho estudando a substância com melhor resultado nesse tipo de procedimento: “A partir da compreensão de como se dá o processo de  envelhecimento, vem desenvolvendo técnicas e procedimentos que estão revertendo este  processo. Os bioestimuladores de colágeno são atualmente as mais promissoras novidades no ramo de rejuvenescimento facial”.

Como objetivo central, a Dra. Siomara investigou a utilização de uma metodologia em específico “Selecionei o protocolo de tratamento com bioestimuladores, utilizando a técnica do  ELLANSE, considerando a avaliação e diagnóstico da situação da pele, elaborando um  planejamento de tratamento, para obtenção dos resultados e para suprir as demandas do paciente. O produto apresenta os melhores resultados em termos de durabilidade que pode variar de 1 a quatro anos,  dependendo do protocolo de tratamento utilizado”.

A especialista, que é formada desde 1979, atuou em vários nichos na área odontológica, mas encontrou um novo caminho de realização profissional. Ela ressalta a importância do tema abordado em seu Trabalho de Conclusão de Curso: “Entender como o corpo humano envelhece é muito importante  para todos os profissionais da área da saúde. Principalmente para aqueles que trabalham com a área de estética”.

Confira o Trabalho de Conclusão de Curso da Dra.Siomara Fernandes dos Santos na íntegra!

: Santos, S. F. Rejuvenescimento no século XXI – Uma questão de saúde. Nepuga/Fapuga. Porto Alegre, RS. 2019.

Leia também o case da Dra. Nathalia Lemes Claro, falando sobre “A UTILIZAÇÃO DO ÁCIDO HIALURÔNICO E DA
HIDROXIAPATITA DE CÁLCIO COMO PREENCHEDORES NA BIOMEDICINA ESTÉTICA”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *