Skip to main content

Dra. Vanessa Kelveny da Silva Ramos: Enfermagem estética!

Dra. Vanessa Kelveny da Silva Ramos, especialista enfermagem estética - Foto/Reprodução
O tema escolhido para dissertação de Vanessa Kelveny, pós graduada em enfermagem estética, foi o estudo da terapia com dióxido de carbono (carboxiterapia) no tratamento do fibro edema gelóide, um procedimento em alta no mercado da estética que tem sido aplicado em diversos casos.

A Dra. Vanessa Kelveny da Silva Ramos é Enfermeira graduada pela Universidade Ceuma, e pós-graduada em Enfermagem Estética pelo Nepuga/FAPUGA unidade de São Luís – MA. Concluindo sua graduação em 2012, ela encontrou na estética uma área para trilhar novos caminhos de acordo com sua paixão pela área.

Finalizando sua pós-graduação em 2019, a Dra. Vanessa se destacou entre os formandos com sua trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre “TERAPIA COM DIÓXIDO DE CARBONO (CARBOXITERAPIA) NO TRATAMENTO  DO FIBRO EDEMA GELÓIDE”. Uma revisão de literatura realizada no período de  abril a junho de 2019, que tem como objetivo investigar as evidências científicas referentes à terapia com dióxido de carbono no tratamento do fibro edema gelóide (FEG).

A Dra. inicia esclarecendo alguns mitos sobre a condição “O fibro edema gelóide (FEG), popularmente conhecido como “celulite”, é  uma alteração frequente na topografia da pele, desagradável esteticamente, e está  presente, quase que predominantemente, na população feminina. Entretanto, a  palavra latina “celulite” é empregada de maneira errada, já que esta palavra quer  dizer simplesmente inflamação das células, e não é o que ocorre nesta doença”.

Ao contrário do que se pensa, não são apenas fatores genéticos que desencadeiam o FEG “O desencadear destes fatores pode ocorrer  devido a “carreadores”, tais como: distúrbios hepáticos e metabólicos, esgotamento  mental, tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada, associados à elevação  da pressão capilar e o déficit na reabsorção linfática”.

Para o tratamento, a Dra. Vanessa destaca a seguinte metodologia “A carboxiterapia configura-se como uma alternativa terapêutica  de afecções dermatológicas, que proporciona melhora na perfusão tecidual e  elevação da pressão parcial de oxigênio (PO2) e, ainda, de padrões locais de  circulação, sendo apontado como um eficiente recurso terapêutico com benefícios  que incluem a melhora da elasticidade cutânea, arteriopatias, adiposidade  localizada, celulite e estrias”.  

Ela acrescenta a importância da pesquisa sobre esse método “Esta revisão justifica-se, pois a carboxiterapia se constitui ainda de uma  terapêutica nova no território nacional, na qual as publicações científicas são escassas e necessitam de maior aprofundamento investigativo”.

Após a análise a Dra Vanessa chega a resultados extremamente relevantes para quem atua com o tratamento do FEG, “No que se refere ao efeito farmacológico do CO2, podemos afirmar que o  principal é a potencialização do efeito Bohr, em decorrência da predisposição do O2 deixar a corrente sanguínea quando a concentração de CO2 se eleva, ocasionando  uma elevação na quantidade de O2 disponível para o tecido, resultando na  diminuição da quantidade de tecido adiposo”.

A aluna egressa, Dra Vanessa Kelveny, atualmente reside em sua cidade natal, Santa Luzia do Paruá no Maranhão, onde se divide entre a carreira e a bela família que construiu. Atuando em seu próprio consultório, ela é especialista em estética e saúde da família, também habilitada para tratamentos com ozonioterapia. 

“Atuo na enfermagem por vocação, sinto-me honrada pela minha profissão e pelo caminho que estou seguindo”, declara a Dra.

Confira o Trabalho de Conclusão de Curso da Dra.Vanessa Kelveny da Silva Ramos na íntegra!

Ramos, V. K. Terapia com dióxido de carbono (carboxiterapia) no tratamento do fibro edema gelóide. Nepuga/Fapuga. São Luís – MA. 2019.

Leia também o case da Dra. Nathalia Lemes Claro, falando sobre “A UTILIZAÇÃO DO ÁCIDO HIALURÔNICO E DA
HIDROXIAPATITA DE CÁLCIO COMO PREENCHEDORES NA BIOMEDICINA ESTÉTICA”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *