Dra. Nidia Santiago fala sobre branding para enfermeiros estetas
A Dra. Nidia Santiago é natural de Timóteo, Minas Gerais, e atualmente reside no Rio de Janeiro, onde se formou em Enfermagem pela Universidade Estácio de Sá em 2007. Sendo apaixonada pela área da saúde, em 2016 a Dra. conheceu o Nepuga/FAPUGA, e iniciou sua pós-graduação em Enfermagem Estética na unidade do Rio de Janeiro.
Durante a especialização ela buscou diversos cursos de aprimoramento para adquirir experiência e segurança para realizar os procedimentos estéticos, como o curso avançado de toxina botulínica e update em preenchimentos faciais, capacitação premium em microagulhamento e recursos terapêuticos avançados.
O início da carreira na enfermagem estética
Com muito estudo e empenho, a enfermeira esteta realizou o sonho de seguir carreira na área. Investindo em seu primeiro empreendimento, ela se tornou sócia proprietária do Espaço Illuminée, situado na Barra da Tijuca, no Rio, onde o foco era a realização de diversos tratamentos que para elevar a autoestima de suas clientes.
Apesar dos esforços com o Espaço Illuminée, a Dra. Nidia acabou tomando outro rumo profissional. Hoje, a especialista, é referência na área, atualmente ela exerce o cargo de Diretora de Comunicação e Marketing da Sociedade Brasileira de Enfermeiros em Saúde Estética – SOBESE, e é CEO da Agência Branding Nurse.
Ela conta que a agência nasceu com o propósito de transformar o posicionamento do profissional enfermeiro através da construção de uma marca forte: “Sou daquelas que sonha em ver uma enfermagem posicionada, e fiz disso a minha missão. Por isso, que eu quero te ajudar a comunicar o seu valor de forma relevante e memorável para que você tenha uma presença que marca”.
Um novo rumo profissional
Em depoimento, a Dra. Nidia conta sobre o caminho que trilhou: “Comecei a me preocupar com o meu posicionamento quando iniciei os atendimentos na área da estética. Eu admirava a postura das colegas dermatologistas e ansiava pelo mesmo reconhecimento profissional da minha audiência e dos meus clientes. Quando eu ocupei o cargo de diretora de comunicação e marketing da @sociedadesobese, eu percebi que a classe da enfermagem estética tinha um potencial incrível, mas muitos não sabiam se posicionar e comunicar a sua competência através do seu posicionamento”.
Depois de perceber que o seu sentimento, também estava presente em muito colegas da área surgiu uma grande ideia: “Quando precisei encerrar as minhas atividades do consultório, eu sentia muita falta da troca profissional com meus colegas da saúde estética e também percebi que esse tema seria útil para nossa categoria, alguém que realmente falasse diretamente para esse público”.
Assim nasceu seu novo segmento, branding para enfermeiros, e desde então a Dra. Nidia tem se encontrado profissionalmente e quebrando padrões no que se fala sobre a atuação na enfermagem estética. “Sim, eu não posso negar que a aparência não substitui a competência, né? Mas, como diz Glória Kalil, não há competência que não se beneficie de uma boa aparência”. Dra. Nidia é um exemplo de que é possível crescer dentro da área, com garra e determinação ela conseguiu alcançar o sucesso aliando saúde estética e comunicação.
“Existem dois tipos de profissionais na saúde estética. Aqueles que sabem que estar posicionado é uma oportunidade para ampliar a sua voz, a visibilidade da sua marca para uma audiência ainda maior e entende que essa é mais uma etapa do seu trabalho. E existem aqueles que pensam que tudo isso é uma besteira, que eles não precisam se expor para alcançar seus objetivos. Essa falta de posicionamento deixa um espaço vazio em sua audiência, e advinha quem ocupa? Exatamente, o profissional que se posiciona. A responsabilidade pelo crescimento dele também é sua, entendeu?”
Leia também o depoimento da Dra. Thais Ortega, contando sua experiência como farmacêutica esteta.