teste 123
O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), estabeleceu como atividade do biomédico, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Desde então, muitas dúvidas surgem a respeito da habilitação profissional e de quais são as áreas de atuação.
Em definição, as PICS são terapias alternativas e complementares, como ozonioterapia, acupuntura, e quiropraxia. Podendo agregar positivamente diversos procedimentos, na Biomedicina Estética essas terapias são muito benéficas.
Além disso, desde 2006 as PICS estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), o que abriu mais um leque de atuação para os profissionais da Saúde Integrativa. Por isso, entenda mais sobre a atuação do Biomédico Esteta com as PICS!
Regulamentação PICS para Biomédicos
De acordo com a Resolução do nº 327 do CFBM, e a Normativa 02/2020, existe uma carga horária mínima para habilitação do Biomédico, bem como para realização do registro das atividades. Os profissionais que desejam agregar as terapias complementares aos seus atendimentos devem se atentar às seguintes exigências:
- Acupuntura – 360 horas
- Termalismo – Crenoterapia – 20 horas
- Antroposofia – 360 horas
- Imposição de mãos – 20 horas
- Apiterapia – 180 horas
- Meditação – 20 horas
- Aromaterapia – 40 horas
- Musicoterapia – 360 horas
- Arterapia – 360 horas
- Naturopatia – 360 horas
- Ayurveda – 360 horas
- Osteopatia – 1400 horas
- Biodança – 40 horas
- Ozonioterapia – 40 horas
- Bioenergética – 40 horas
- Quiropraxia – 360 horas
- Constelação Familiar – 140 horas
- Reflexologia – 40 horas
- Cromoterapia – 80 horas
- Reiki – 40 horas
- Dança Circular – 40 horas
- Shantala – 20 horas
- Fitoterapia – 360 horas
- Terapia Comunitária Integrativa – 240 horas
- Geoterapia – 20 horas
- Terapia de Florais – 180 horas
- Hipnoterapia – 360 horas
- Yoga – 40 horas
- Homeopatia – 360 horas
Vale lembrar, que as PICS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças e auxiliar na recuperação de pacientes, porém não substituem os tratamentos regulares.
Além disso, para atuar legalmente, o Biomédico deve comprovar perante o Conselho Regional de sua jurisdição a certificação de conhecimento, bem como certificado de curso reconhecido com carga horária mínima estabelecida pelo CFBM.
PICS na Biomedicina Estética
Uma das práticas mais interessantes para o Biomédico Esteta, é a Ozonioterapia. Essa terapia de Saúde Integrativa, proporciona diversos benefícios para o paciente. Principalmente para quem busca tratamentos estéticos alternativos, essa técnica tem ganhado espaço em clínicas espalhadas por todo o país
A prática consiste na administração do ozônio no organismo, estimulando a regulação e o equilíbrio em diversos sistemas do corpo humano, assim, suas propriedades também são aplicadas na Biomedicina Estética.
A Ozonioterapia, quando utilizada para fins estéticos, é aplicada em tratamentos localizados, e até mesmo como complemento na recuperação de pacientes. Assim, alguns procedimentos com ozônio são para o combate às celulites, acnes, estrias, gordura localizada, secagem de vasos ,tratamentos capilares, redução de olheiras, marcas de expressão, e rejuvenescimento estético.
No entanto, para os Biomédicos Estetas que desejam atuar com Ozonioterapia é necessário ter conhecimento específico sobre os procedimentos. Em algumas instituições a pós-graduação em Biomedicina Estética, conta com disciplinas de ozônio, mas para os profissionais que já são habilitados existe a opção de realizar a pós-graduação em Ozonioterapia, ou até mesmo realizar cursos práticos que atendam a carga horária necessária. De qualquer forma, os Biomédicos Estetas que atuam com essa prática possuem um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Criando mais oportunidades de atuação em procedimentos de alta procura, a Ozonioterapia é uma ótima aposta na Biomedicina Estética.